quinta-feira, 21 de junho de 2012

O Poder Terapêutico das Cores

A cromoterapia tem a finalidade de reequilibrar e balancear os sistemas físico, emocional, mental e espiritual.

Vários métodos podem ser utilizados através das cores para conseguirmos benefícios, tais como: luz artificial, mentalização, água solorizada, alimentos, vestimentas e até mesmo através das flores e cristais.

meu intuito é apresentar cada uma destas técnicas, mas antes, precisamos entender o repertório de cores, uma vez que cada uma atua de forma diferente e com objetivos distintos.

Vermelho

Plano físico: revigorante, bom para eliminar a anemia e fraqueza orgânica, estimula a vivacidade, vitalidade e disposição.
Plano emocional: indicado para letargia, apatia, preguiça, depressão. Desenvolve a coragem, a pró atividade e a realização dos ideais de vida.
Contra indicação: ansiedade, impaciência, nervosismo, insônia.

Laranja

Plano físico: possui ação benéfica na estrutura óssea, muscular, urinária e digestiva. Regulariza o fluxo de líquidos no organismo.
Plano emocional: indicado para o desânimo, o negativismo e a desesperança; elimina os sentimentos de culpa e a timidez, ajudando a superar obstáculos pessoal.

Amarelo

Plano físico: purifica e tonifica o organismo, pois elimina as toxinas. benéfico para o sistema nervoso, muscular, linfático, esquelético e digestório.
Plano emocional: indicado para inibição, medo de mudanças, dificuldade de expressar a opinião, dificuldade de socialização, estimula a coragem , a alegria e o ânimo.

Verde

Plano físico: promove a limpeza orgânica, utilizado como antisséptico, bactericida e depurativo. Favorece a cicatrização.
Plano emocional: indicado para stress, mágoa, cansaço, desvitalização, ansiedade, insônia. Ajuda a combater o medo do amor ou de relacionar-se. Promove tranquilidade, alegria, bem estar, confiança e auto estima.

Azul

Plano físico: atua como antitérmico, analgésico e anti-inflamatório, sedativo. Considerado como cor balanceadora de qualquer atividade orgânica. Equilibrador do sistema nervoso e circulatório.
Plano emocional: indicado para ansiedade, nervosismo, stress, intolerância, hiperatividade, impaciência. Auxilia na meditação.

Índigo

Plano físico: Efeito analgésico, anestésico e bactericida.Bom para casos de infecções.
Plano emocional: indicado para insônia, pesadelos,obsessão, ciúmes, compulsão. Ideal para períodos de transição.

Violeta

Plano físico: Auxiliar na cicatrização.Excelente para o coração, pulmões e sistemas imunológico, nervoso e digestório.
Plano emocional: Auxilia na limpeza astral. Ótimo para pessoas que passaram por traumas recentes. tranquiliza, acalma, conduz à compreensão. No ato meditativo desenvolve a intuição.

Nenhum comentário: